O verão 2022 promete aumento de viagens intra-europeias

  • 3 em cada 4 europeus pensam viajar nesta primavera e verão

Comunicação e fotos Turismo de Portugal | Edição Oitravels – De acordo com a publicação de abril “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel – Wave 11”, da European Travel Commission (ETC) que fornece insights sobre as intenções e preferências de viagem de curto prazo dos europeus durante a pandemia, o desejo em toda a Europa por viagens intra-europeias é inquestionavelmente forte, apesar da incerteza causada pela situação da Ucrânia e da, ainda presente, conjuntura de COVID-19. 

  • Três em cada quatro europeus pretendem fazer uma viagem nos próximos seis meses, sendo os destinos mediterrânicos os mais apelativos.
  • 77% dos europeus têm planos de viagem, entre abril e setembro de 2022, apesar da pandemia e do conflito na Ucrânia.
  • Mais de metade dos europeus que planeiam uma viagem (56%)​ pretendem visitar outro país europeu.
  • 38% dos europeus predispostos a viajar pensam viajar entre junho e julho, e outros 32% consideram o período agosto-setembro.
  • Em todos os mercados analisados, os entrevistados da Itália, Espanha, Polônia, Reino Unido e Alemanha demonstram maior apetência por fazer uma viagem (>80%). 
  • As intenções de viagem aumentam com a idade, passando de 69% na Geração Z (18-24 anos) para 83% entre os baby boomers (acima de 54 anos).
  • A popularidade dos destinos mediterrânicos aumenta: Espanha é o destino preferido dos europeus que viajam para o exterior entre abril e setembro de 2022, seguido por Itália, França, Grécia e Portugal.

À medida que o verão se aproxima, a maioria dos europeus com planos de viagem pretende tirar férias de 4-6 noites (33%) ou 7-9 noites (27%). Apenas 25% optarão por viagens de 10 noites ou mais. Por outro lado, os casais preferem viagens de curta duração (até 3 noites). Independentemente da duração da viagem, um em cada dois viajantes reservará um voo para chegar ao seu próximo destino.

No entanto, os entrevistados reconhecem que a COVID-19 continua a ser uma fonte de preocupação ao viajar; 17% estão preocupados com as medidas de quarentena e outros 15% sobre possíveis mudanças nas restrições de viagem. 

Ao comentar a publicação do relatório, Luís Araújo, Presidente da ETC, referiu: “O relatório demonstra que a confiança europeia nas viagens está a crescer, agora que a COVID-19 começa a fazer parte do quotidiano. Novas incertezas no horizonte, tais como o conflito em curso na Ucrânia e o aumento do custo de vida, apresentam desafios para o setor de viagens. No entanto, a ETC está satisfeita ao constatar que, apesar das incertezas, a apetência por viagens ainda está em alta e o setor turístico europeu continua resiliente.”

O verão 2022 promete, assim, muitas viagens intra-europeias.

Aéreos e Trens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: