Santo André, o paraíso no sul da Bahia

O vilarejo de Santo André está localizado a 27 km de distância ao sul de Porto Seguro, na Bahia. São quilômetros de praia com enormes coqueirais à beira-mar que avançam desde a foz do rio João de Tiba até a do Rio Santo Antonio, mais ao norte da região, Distrito de Santa Cruz de Cabrália. A vila é cercada por uma enseada formada pelo encontro do mar com o Rio João de Tiba. Para chegar lá é preciso fazer uma rápida travessia de balsa – e neste percurso já se tem um gostinho dos encantos do lugar.

Foto: Reprodução / Trip.com

Ao visitar o Campo Bahia Hotel, vale sair da ‘zona de conforto’ e gastar umas horinhas para conhecer a vila de pescadores que reúne cerca de 800 habitantes.

Foto: Reprodução / Flickr

São algumas opções de passeios para os mais aventureiros, um deles é desvendar de barco pedaços intocados e belas praias, que formam diversas piscinas naturais. Para quem gosta de mergulho, é também uma maneira de chegar nos corais de Araripe e em Coroa Alta.

Foto: Reprodução / Shutterstock

Não se acanhe caso a ideia seja apenas curtir o sossego das praias (entre as mais procuradas, a própria praia de Santo André), que é ideal para banho e prática de esportes náuticos. Já a Praia das Tartarugas é outra opção, com suas piscinas naturais; ou a Praia de Santo Antonio, rústica e pouco frequentada, com mar calmo e águas claras; ou Praia de Guaiú, deserta e com suas piscinas naturais; além da praia de Mogiquiçaba, que é um pouco mais distante, a cerca de 23 km, e é ideal para quem gosta de surfe.

Foto: Reprodução / Shutterstock

A gastronomia da vila não deixa nada a desejar dos pontos mais badalados da Bahia. Não deixe de visitar e provar as delícias da Oficina do Sabor, uma fábrica de doces, que produz artesanalmente compotas, cocadas e licores com vários tipos de frutas locais.

O restaurante Gaivota tem um deck superaconchegante e uma bela vista para o Rio João de Tiba. Há quem diga que serve uma das melhores moquecas da região, além do bom e velho P.F, servido de forma elaborada.

Foto: Reprodução / Tripadvisor

Já o restaurante El Floridita, de comida contemporânea, funciona na Pousado do Corsário. Aprecie a vista para o Rio e aposte nos camarões ao molho branco na abóbora, acompanhado de arroz sete grãos e farofa de banana. E o Bar do Rio, como sugere, fica à beira do rio João de Tiba e abre apenas no final da tarde, o que o torna perfeito para tomar bons drinques, petiscar e apreciar o por do sol.

Na Praia de Guaiú está o restaurante da Maria Nilza, figura conhecidíssima na região, tanto pelo famoso arroz de polvo, como também por recepcionar de forma muito afetuosa seus clientes. As redes e espreguiçadeiras espalhadas pelo local dão a sensação de se estar em casa.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viagem&Gastronomia. Foto de Portada Divulgação/ Flickr. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: