Poço Azul, um paraíso na Chapada das Mesas

O Poço Azul é um dos principais atrativos da Chapada das Mesas, uma região exuberante com vegetação típica do cerrado que fica no sul do Maranhão. A atração fica no município de Riachão, a 130 km de Carolina, no Complexo Eco Turístico Poço Azul.

O complexo é uma área privada com diversas cachoeiras, piscinas naturais e estrutura para hospedagem e atividades de ecoturismo. As atrações possuem acesso por passarelas de madeira construídas em um penhasco fechado por matas com facilidade.

Poco-Azul-Maranhao
Foto: Reprodução / Catraca Livre

A subida exige um pouquinho de fôlego para quem está fora de forma, mas o esforço é recompensado depois de curtir às águas cristalinas dos atrativos.

O visitante pode ainda atravessar as grandes quedas d’água e se deslumbrar com a tirolesa que rasga as matas e atravessa os morros de pedras, dando uma sensação de liberdade e aventura.

O Poço Azul está a 16 km centro de Riachão e é ser considerado uma das maravilhas do Maranhão.

Peixes coloridos, algas e vegetação preservadas fazem do mergulho uma experiência única, como se o turista mergulhasse num enorme aquário natural.

Quando ir
COMPLEXO POÇO AZUL
Foto: Reprodução / Poço Azul Ecoturismo

Para não se desencantar com o excesso de visitantes que costumam lotar o Poço Azul, procure chegar cedo ou evitar, na medida possível, finais de semana e feriados.

Os tons azulados ficam mais intensos com a incidência de luz no interior dos poços. Por isso, programe-se para visitar o local nos horários de sol.

No Encanto Azul, por exemplo, a luz costuma entrar entre às 9h30 e às 11h30. Já no inverno local, que vai de janeiro a abril, aproximadamente, a luz é melhor das 12h às 15h30, segundo guias locais.

Embora a alta temporada costume ser durante feriados prolongados e nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), a melhor época para visitar a região vai de maio a setembro, quando o fim das chuvas deixa as águas locais mais cristalinas.

Como Chegar

Os atrativos não contam com linhas de ônibus regulares, por isso é necessário alugar carro ou contratar serviços de transfers, em Carolina.

A melhor opção para visitar a região é o aeroporto de Imperatriz, a 220 km de Carolina, a cidade com melhor infraestrutura da Chapada das Mesas.

O terminal local recebe voos diretos de São Paulo ou com escalas, em Brasília, operados apenas pela Azul e pela Gol. Uma alternativa é o voo que parte de São Paulo para Araguaína, no norte de Tocantins e a cerca de 120 km de Carolina, com a Passaredo.

De ônibus até Carolina, são cerca de quatro horas de viagem ou três horas, em transfers particulares, a partir de Imperatriz.

Outras atrações imperdíveis na Chapada das Mesas
Chapada das Mesas
Foto: Reprodução / Rotina Viajante

Não pense você que a Chapada das Mesas é composta apenas pelos poços azuis, não. Confira também algumas sugestões bem legais de cachoeiras para você conhecer por lá e que são super turísticas também.

  • Complexo da Pedra Caída: um complexo repleto de atrações e atividades incríveis da região, como: a Cachoeira do Santuário, o Cânion do Santuário, a Cachoeira da Caverna, Cachoeira do Capelão e outras;
  • Cachoeira da Prata e Cachoeira São Romão: as duas cachoeiras mais imponentes e famosas da região: da Prata e São Romão;
  • Portal da Chapada: formação rochosa muito curiosa e muito linda, com um visual maravilhoso para o Morro do Chapéu. Também é o cartão postal da Chapada das Mesas, que é também o melhor lugar para apreciar o pôr do sol! Fica bem pertinho do Complexo da Pedra Caída.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viagem em Pauta. Foto de Portada Divulgação/ Rede Pará. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220520_090438679

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: