Os dez melhores passeios do bairro Recoleta

O bairro Recoleta em Buenos Aires representa a nobreza e lugar onde a elite portenha se encontra. Trata-se de um dos bairros mais luxuosos da capital argentina, onde você vai encontrar mansões e palácios chiquérrimos, lojas de grife, restaurantes e cafés super fofos, entre outros pontos turísticos que ganharam destaque na cidade.

Recoleta
Foto: Reprodução / Esplendor Plaza Francia

A Recoleta é um bairro muito bem arborizado e com ruas convidativas para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta. A dica é dedicar um ou dois dias para conhecê-lo com calma.

E se estiver na dúvida de onde ficar quando estiver visitando a capital argentina, a Recoleta está classificado como um dos melhores lugares para se hospedar em Buenos Aires. Além disso, o bairro lembra muito a Europa por conta da arquitetura dos prédios. Aliás, dizem que é a Paris da América do Sul.

Do centro até a Recoleta é um pulo, e se você tiver disposição, é possível conhecer o bairro inteiro a pé, sem a necessidade de transporte público ou táxi.

Confira os melhores passeios para fazer na Recoleta em Buenos Aires:

1. Livraria El Ateneo

El Ateneo Grand Splendid, la librería más linda - Fuera de ejeFoto: Reprodução / Sia Tours

Situada na agitada Avenida Santa Fé, a livraria El Ateneo está classificada entre um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. E sabe o motivo pelo qual ela é tão querida? Por conta da sua arquitetura maravilhosa e do prédio onde se encontra, em um lugar onde em uma outra época funcionava um teatro.

E segura essa, a El Ateneo foi classificada pelo jornal britânico “The Guardian” como a segunda livraria mais linda do mundo.

2. Cemitério da Recoleta

https://buenavibra.es/wp-content/uploads/2016/12/recoleta-1200-1170x600.jpgFoto: Reprodução /  Buena Vibra

Outro ponto turístico imperdível e um pouco inusitado é o Cemitério da Recoleta, um dos mais famosos de Buenos Aires. O cemitério ganhou fama devido ao luxo das lápides e dos diversos estilos arquitetônicos dos túmulos. Um ponto turístico pra lá de diferente e lugar onde descansa os maiores ícones da história da Argentina, como Eva Péron.

3. Praça Francia

Plaza Francia (@PlazaFrancia)Foto: Reprodução / Zibilia

Bem de frente com o Cemitério da Recoleta se encontra a praça Francia, lugar para você descansar e apreciar os pássaros que sobrevoam pelo céu. Um dos destaques da praça é um monumento que faz referência à liberdade, que foi doado pela França em 1910. Além disso, o local também ficou famoso por conta da sua feirinha de artesanato, que toma conta do espaço verde nos finais de semana.

4. Igreja Nossa Senhora de Pilar

https://i.pinimg.com/originals/03/8a/20/038a20bcd0026bde7a2c048e0b6607de.jpgFoto: Reprodução / TripAdvisor

Inaugurada em 1732, a Igreja Nossa Senhora do Pilar é perfeita para os amantes de arte sacra, pois sua estrutura, barroca, conta muito do que o brasileiro já aprendeu nas aulas de artes, mas com a diferença do sotaque portenho.

Sua estrutura é toda branca, com um belo jardim florido à sua frente, o que a deixa ainda mais destacada no cenário do bairro Recoleta.

Com o pé direito alto, seu interior é repleto de pinturas que complementam o restante de sua estrutura, perfeito para se aventurar nos idos da história da arte. Aproveite o local para refletir, respirar e focar em sua caminhada.

5. Museu Nacional de Belas Artes
museo-nacional-de-bellas-artes
Foto: Reprodução / Arkiplus

O Museu Nacional de Belas Artes é um dos museus mais importantes da Argentina e da América Latina, onde conta com a maior coleção de arte do país. Lá você vai encontrar obras de artistas nacionais e internacionais como Picasso e Rembrandt.

6. Biblioteca Nacional

https://es.wikiarquitectura.com/wp-content/uploads/2017/01/Biblioteca_Bbaa_Frente.jpgFoto: Reprodução / WikiArquitectura

Para quem espera por uma tradicional edificação quadrada, com as estantes podendo ser imaginadas repletas de livros, vai se surpreender com a Biblioteca Nacional.

Projetada nos anos 60 e inaugurada em 1992, é uma construção ímpar, com formas e cores modernas, que se misturam aos ângulos e amarelo, destoando do restante do tradicional bairro no qual se encontra.

Sua entrada, discreta em uma cilíndrica aberta em suas formas cúbicas, vai te levar a uma viagem para o significado de arquitetura moderna: os livros estão à disposição na parte de baixo da construção, enquanto em cima há mesas para leitura.

7. Floralis Generica

https://turismo.buenosaires.gob.ar/sites/turismo/files/field/image/floralis_generica_recoleta_dia_1200_1.jpgFoto: Reprodução / Turismo Buenos Aires

Trata-se de um dos cartões postais de Buenos Aires, uma escultura de flor metálica gigante que abre e fecha de acordo com o horário do dia. A Floralis Generica, também conhecida como Flor Metálica fica localizada na Plaza de las Naciones Unidas, ao lado da Faculdade de Direito.

Obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano, a enorme flor metálica tem nada menos que 20 metros de altura.

8. Faculdade de Direito
Facultad de Derecho
Foto: Reprodução / Getty Images

Buenos Aires destaca-se pelos seus edifícios antigos e históricos, atraindo os amantes de arquitetura. Vale a pena uma visita mesmo que seja apenas para tirar uma foto do lado externo. Ele fica ao lado da Flor Metálica.

E uma dica para os amantes de pôr do sol, lá você poderá presenciar um lindo entardecer através de uma das avenidas mais agitadas da cidade, que liga os bairros da Recoleta com Palermo, a Avenida Del Libertador.

9. Avenida Alvear

https://turismo.buenosaires.gob.ar/sites/turismo/files/avenida_alvear_recoleta_palacio_1500x610.jpgFoto: Reprodução / Turismo Buenos Aires

Trata-se de uma das avenidas mais elegantes do bairro, onde você vai encontrar palácios e edifícios maravilhosos como o da Embaixada do Brasil e da França. Além da arquitetura exuberante dos edifícios, a avenida é um prato recheado para quem está afim de ir às compras, nela se encontra várias lojas de grife.

Anota aí os nomes dos palácios mais belos da Avenida Alvear para conferir na sua caminhada pela avenida: Palácio Concepción Unzué de Casares, Palácio Ortiz Basualdo, Palácio Duhau e Palácio Pereda Girado.

Outro destaque dessa avenida que é puro glamour é o luxuoso Alvear Palace Hotel, classificado como um dos melhores hotéis de Buenos Aires e até mesmo da América Latina segundo a revista Condé Nast Traveller.

10. Centro Cultural Recoleta
Centro Cultural
Foto: Reprodução / El Recoleta

Perto do Cemitério da Recoleta encontra-se o Centro Cultural Recoleta, lugar que oferece várias exposições de artes. A visita é totalmente gratuita, vale a pena conferir.

Onde comer na Recoleta

Não deixe de conferir um dos cafés mais tradicionais do bairro, o La Biela, que ficou famoso por conta da sua história. O café/restaurante foi fundado lá no século 20 pelos amantes de carro, por isso, toda sua decoração está voltada para o mundo do automobilismo. Vale a pena conferir o lugar.

Outro lugar é a padaria Pani (café, restaurante, tudo isso junto em um só lugar), que fica localizada no Shopping Recoleta, pertinho do Cemitério. Além dos bolos e doces para saborear com um café, achei um charme a decoração mega fotogênica do lugar.

E para os fãs de rock, outra atração que fica no bairro Recoleta é o famoso Hard Rock Café, que fica localizado dentro do Shopping Buenos Aires Design, pertinho do Cemitério da Recoleta e Praça Francia.

Para quem é fã, vale a pena conferir um dos bares mais famosos do mundo e apreciar a decoração que é toda voltada para os roqueiros. Além disso, é uma boa pedida para quem procura algo diferente e tem curiosidade de saborear um prato típico da cultura americana.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Josiane Bravo / Uma Turista nas Nuvens. Foto de Portada Divulgação / Turismo Buenos Aires. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220603_092205532

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: