Melhores praias e passeios para fazer em Itacaré

Destino mais concorrido da Costa do Cacau, Itacaré é uma joia baiana com atividades que ultrapassam só pegar uma corzinha na praia e tomar água de côco.

Praias-de-Itacaré
Foto: Reprodução / Transportal Viagens

Em Itacaré, além de conhecer as belezas naturais, você também pode aproveitar para fazer ecoturismo e surfe, a natureza é muito privilegiada,com quilômetros de mata Atlântica preservada.

Como chegar a Itacaré

Itacaré está localizado bem ao sul da capital Salvador e a pouco mais de 70 km da belíssima Ilhéus.

Para chegar até Itacaré, se você está fora da Bahia, a melhor opção é ir de avião até Ilhéus e lá pegar um transfer até Itacaré. O aeroporto de Ilhéus é o mais próximo de Itacaré.

Você também pode optar por pousar em Salvador e de lá pegar um transfer ou uma balsa até Itacaré.

Se você vier de carro, você vai pegar a rodovia BA-001 partindo de Salvador ou então, se preferir pegar um ônibus, a Viação Águia Branca faz o trajeto.

Será preciso você pegar um ferry-boat de Salvador até Bom Despacho e de lá pegar um ônibus até Itacaré. A viagem dura cerca de 5 horas.

Melhor época para visitar Itacaré

O clima de Itacaré é tropical o ano inteiro. As temperaturas são leves e gostosas, menos no período de Novembro a Março que o verão e mais rígido e as temperaturas chegam a 35/40 graus. De Maio a Agosto onde o inverno é mais rígido, as chuvas são mais intensas.

Com isso, a melhor temporada para visitar Itacaré é no verão. Apesar da alta movimetação de visitantes, Itacaré no verão é surreal, agitada e sempre com muitas atividades para você praticar.

Quanto tempo ficar em Itacaré

Itacaré é um daqueles lugares que você vai e não quer voltar mais. As praias são paradisíacas e agitadas, sol e calor o ano inteiro.

No entanto, Itacaré não é muito extensa e em um roteiro de 4 ou 5 dias já é possível desfrutar do melhor que a cidade pode oferecer.

O que fazer em Itacaré 

Rua da Pituba

https://viagemdeaaz.com/wp-content/uploads/2018/02/IMG_2891.jpgFoto: Reprodução / Viagem de A a Z

Rua da Pituba, mais conhecida como o “coração de Itacaré” é o agito certo para você.

Lá você tem de tudo um pouco, muitas lojinhas de artesanato para você presentear e levar um pouco de Itacaré com você, restaurantes de uma gastronomia surreal, algumas baladas e muito agito.

Além disso, a Rua da Pituba fica próxima as melhores praias de Itacaré como a Praia do Concha e a Praia do Resende.

Mirante do Xaréu
Mirante
Foto: Reprodução / TripAdvisor

Bem no inicinho da Praia do Concha, o Mirante do Xaréu é um lugar perfeito para se ver o encontro da lua e do mar. O local é bastante movimentado, mas não atrapalha em nada

Cachoeira Tijuipe
Cachoeira-do-Tijuipe
Foto: Reprodução / Guia de Turismo e Viagem de Salvador, Bahia e Nordeste Brasileiro

Uma obra de arte a céu aberto em Itacaré. Lá e uma propriedade privada e por isso é cobrado o valor de 20,00 por pessoa, mas saiba que vale cada centavo.

Lá dentro é tudo muito organizado e seguro, a cachoeira é rasa, tem cerca de 5 metros de profundidade, cordas nas laterais para quem quiser chegar até as pedras e sentar debaixo da queda d’água.

Você ainda pode aproveitar para almoçar no restaurante do local, que é bastante concorrido (chegue cedo para pegar uma mesa).

Terra do Cacau

https://mahalosurfexperience.com/content-files/uploads/2018/09/experience-a-cocoa-culture-understand-how-cocoa-is-grown-and-chocolate-made-hold-in-your-hands-the-harvest-the-cocoa-beans.jpgFoto: Reprodução / Mahalo

Ilhéus é “oficialmente” a Terra do Cacau, mas as cidades no seu redor, como Itacaré também estão na rota dessa fruta espetacular.

Recentemente, o governo baiano anunciou que irá fazer a “Estrada do Chocolate” partindo de Ilhéus, ao longo da rodovia 262.

No caminho terá parada para as melhores plantações e sitios que contam a história desse alimento que traz tanta riqueza para a Bahia.

Atualmente, é possível visitar as mais famosas plantações de cacau, comer um pouco do seu principal produto: o chocolate e aproveitar a linda passagem desses lugares.

As praias de Itacaré 

Praia das Conchas

https://pt.turismoitacare.com/images/cache/carousel/rc/9eRp5IAL/a6e9928cda8cd44042905c98a46e38bd.pngFoto: Reprodução / Turismo Itacaré

A Praia mais famosa de Itacaré e também a mais movimentada. Ela é muito próxima do centro urbano e é a que tem a melhor infraestrutura da cidade.

Lá você encontra muitos quiosques, barzinhos, lojinhas, pousadas, restaurantes. O mar é super calmo, perfeito para praticar alguns esportes.

Praia da Coroa ou Coroinha
Coroinha
Foto: Reprodução / Itacare.com

Essa não é a melhor praia para se curtir, já que ela é a orla do centro histórico de Itacaré. Lá também é um porto para pescadores, porém por lá, você pode praticar alguns esportes como futebol, futvôlei e na época do carnaval, e oficialmente o lugar do agito.

Praia do Resende
Resende
Foto: Reprodução / TripAdvisor

Também muito próxima do centro, a Praia do Resende é uma opção para quem quer curtir um local um pouco menos agitado. A maré dela é bastante alta, então é preciso tomar cuidado com as crianças.

Lá também não tem muita infraestrutura de barracas e quiosques, mas é um lugar paradisíaco e perfeito para deitar na areia e tomar uma água de côco debaixo das sombras dos coqueiros.

Praia do Tiririca

Outra praia bem urbana de Itacaré, porém essa é a queridinha dos surfistas, por causa das suas boas ondas. Se você não curte surfe, vai curtir sentar nos quiosques e tomar uma cerveja gelada olhando para o mar mais azul de Itacaré.

Perto da Praia do Tiririca tem a Praia do Costa que é muito linda é cercada de areia branquinha, porém praticamente deserta em razão das fortes correntezas que faz o banho de mar ser perigoso.

Apesar disso, ela é ótima para deitar na areia, ler um livro, ouvir um som.

Praia Ribeira

Praia super acessível e com uma infraestrutura inigualável. A Praia do Ribeira têm varios quiosques e pequenos bares servindo porções e muita bebida gelada o dia todo.

Outro atrativo dessa praia são as ondas leves que ajudam muito os surfistas iniciantes e o Riacho do Rio Ribeira que é uma pequena piscina natural de água doce formada em meio às pedras.

Praia de Itacarezinho
Itacarezinho
Foto: Reprodução / Itacare.com

Pequenininha só mesmo no nome, porque em se tratando de beleza e infraestrutura, Itacarézinho é uma gigante. A infraestrutura da Praia é muito boa e por isso atrai muitos turistas o ano todo. Lá tem muitos bares, quiosques e agito.

Em Setembro, tem a desova das tartarugas que é um atrativo para quem gosta de biologia e fenômenos naturais.

Praia do Havaizinho e da Camboinha são bem próximas e constituídas de pequenas enseadas. Nessas praias o mar é calmo, mas de vez em quando é possível encontrar boas ondas para surfe. Não são muito movimentadas e possuem bons serviços como quiosques e bares.

Praia de Jeribucaçu
Jeribucacu
Foto: Reprodução / Pomelo

Jeribucacu é uma das paisagens postais de Itacaré, a beleza da praia com seu mar azul e seus coqueiros gigantes provam isso logo no início da sua caminhada até a Praia.

Boa para surfe, por ter boas ondas e vento e também para gastronomia típica, já que lá tem várias cabanas rústicas que vendem comidas típicas como tapioca e peixe.

O que fazer em Itacaré a noite

Em Itacaré, o agito da noite vai depender da época do ano. No inverno, o agito não passa de algumas horas em algum barzinho. Já no verão o clima esquenta juntamente com o agito.

Nas noites tropicais os barzinhos da Rua da Pituba estouram com muito forró até o amanhecer.

Perto do fim do ano e no carnaval, é possível encontrar muitas festas privadas com artistas renomados que duram dias. Confira sempre na internet antes de visitar Itacaré.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Fica Activo e Viaja. Foto de Portada Divulgação / Buena Vibra. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220607_091956413

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: