A Rota dos vinhos no Valle del Maipo

Valle del Maipo é a área de vinícola mais antiga de todo o Chile, situada bem pertinho de Santiago, a apenas 40 minutos, lá você terá uma experiência única e especial, seja com a família, os amigos ou até mesmo de lua de mel.

Foto: Reprodução / Lecciones de Vino

Ver la entrada

Esta região é muito famosa por abrigar vinícolas magníficas. Se este for o tipo de passeio que você procura, então não pode deixar de ler todas as dicas para um roteiro enófilo imperdível.

Vinícola Undurraga
Foto: Reprodução / Smart Tour

A vinícola Undurraga se estabeleceu no vale do Maipo em 1885, quando Don Francisco Undurraga começou a plantar algumas uvas vindas da França e da Alemanha. Em 1900, eles começaram a exportar o seu vinho para os EUA, se tornando a primeira vinícola chilena a vender vinhos para fora do país. Na década de 40, a marca já exportava seu produto para mais de 60 nações.

Por conta da sua fama, várias pessoas importantes já visitaram a Undurraga, como o astronauta Neil Armstrong, as famílias reais belga e norueguesa, presidentes de vários países latino americanos e o escritor Gabriel García Márquez.

Foto: Reprodução / Technocio

Neste tour pela vinícola Undurraga, o turista é levado para conhecer o museu da propriedade, onde existem diversos objetos dos índios mapuches, o belo parque da família Undurraga, parte das plantações, o espaço onde ficam as máquinas que produzem os vinhos, as adegas e no final você poderá decifrar aromas na sala de cheiro e fazer degustações de alguns vinhos.

Vinícola Santa Rita
Foto: Reprodução / TripAdvisor

A Santa Rita foi fundada em 1880 por Domingo Fernandez. Entre o final do século 19 e os anos 70, a propriedade ficou nas mãos da família de García Huidobro, até que em 1980 ela foi vendida para o grupo Claro e a companhia Owens Illinois, que foram responsáveis pelo crescimento (eles adquiriram várias vinícolas pelo Chile), pela modernização e pela internacionalização da marca.

Porém, a história da Santa Rita é muito mais rica do que isso. Durante a guerra de independência do país, a dona da propriedade, Paula Jaraquemada, escondeu na sua casa 120 soldados, que tiveram que fugir depois de serem derrotados em uma batalha contra os espanhóis. Como homenagem, um dos vinhos produzidos ali recebeu o nome de 120 e a vinícola se tornou um Monumento Nacional.

Foto: Reprodução / GetYourGuide

A vinícola Santa Rita é enorme e conta com vários espaços, por isso ela oferece diversos tipos de tour, que tem que ser agendados com antecedência pelo site deles. No total são 9 passeios diferentes que você pode fazer pelo local, indo desde um tour de bicicleta no meio das plantações de uva até a experiência de participar da produção do vinho por um dia.

Vinícola Concha y Toro

Foto: Reprodução / TripAdvisor

A história da Concha y Toro começou em 1883, quando Don Melchor de Concha y Toro, um político e empresário chileno, fundou a vinícola. Já nos anos 50, 60 e 90, a marca passou por um grande processo de modernização e expansão, por isso eles adquiriram terras em diversas partes do Chile e de outros países, sendo a Argentina um deles. Hoje a franquia possui a maior quantidade de terrenos plantados para a produção de vinho no mundo.

Foto: Reprodução / TripAdvisor

Em um passeio pela vinícola Concha y Toro é possível conhecer os lindos jardins da propriedade, a parte de fora da casa de veraneio do século 19 da família Concha y Toro, as plantações que contam com 26 tipos de uvas, as adegas do famoso vinho Casillero del Diablo e também fazer degustações de alguns dos vinhos premium produzidos ali.

Vinícola Alyan Family
Foto: Reprodução / Tripadvisor

Como o próprio nome já sugere, esta vinícola é bem familiar, o que deixa os visitantes ainda mais encantados com o local. Além da degustação em si, que é excelente, o passeio por ela conta com uma explicação aprofundada sobre o vinho laranja, que é um vinho branco, mas vinificado como um tinto.

A vinícola Alyan Family também é bem estruturada, contando com: jardins maravilhosos, sala de produção, sala de guarda, barris antigos e artesanais e varanda com vista inesquecível. É tudo muito charmoso e especial.

Vinícola Cousino Macul
Foto: Reprodução / Todos os Caminhos

A vinícola Cousino Macul é uma das vinícolas mais antigas do Chile, então só por isso já dá pra imaginar o quanto de história e tradição ela possui. Um dos principais objetivos desta vinícola é oferecer vinhos de excelência mundial. E, acredite, ela cumpre muito bem este papel.

Foto: Reprodução / Somos Tour

Existem alguns tours pela Cousino Macul, mas, seja qual for a sua escolha, saiba que você terá uma experiência inesquecível, tanto na degustação quanto no conhecimento. Um curiosidade sobre ela é o fato de contar com barricas enormes, com capacidade de até 30 mil litros.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Dicas Chile. Foto de Portada Divulgação / Maipo Travel. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220609_093336614

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: