Pomerode, um pedacinho da Alemanha no Brasil

Pomerode está localizada no estado de Santa Catarina, a apenas 80km de Joinville, a 175km de Florianópolis e a 245km de Urubici. É uma pequena cidade alemã, tranquila e charmosa, reconhecida por suas tradições e belezas naturais.

As tradições, culturas e costumes trazidos pelos imigrantes no século XIX, se fazem presentes no cotidiano. A língua alemã é falada por boa parte dos moradores do município conhecido como a Cidade Mais Alemã do Brasil. Confira abaixo algumas dicas do que fazer nessa cidade incrível.

1 – Conhecer a Rota do Enxaimel
Foto: Reprodução | Renato Soares/MTur

A Rota do Enxaimel é a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas na técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16km. Na técnica enxaimel, as estruturas de madeira são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes. Apenas algumas casas são abertas para visitação, pois a maioria são habitadas. Mas vale a pena apreciar a bela paisagem e conhecer como viviam os imigrantes, também é possível experimentar pratos típicos alemães e comprar produtos produzidos localmente. Casas abertas para visitação: Casa Siewert, Casa Strutz, Casa Radünz.

2 – Fazer um tour na fábrica de Chocolates Nugali
Foto: Reprodução | Transportal Viagens

O Tour Nugali é uma experiência turística interativa e imersiva por todas as etapas de fabricação do chocolate mais premiado do Brasil. Neste passeio, você vai entender como é feito o chocolate Nugali, conhecer e experimentar os aromas dos ingredientes e acompanhar toda a produção em uma fábrica de verdade. Além de degustar à vontade diferentes tipos e intensidades dos chocolates Nugali. O Tour Nugali é uma experiência que revela aromas, sabores e texturas do chocolate de verdade. Ao final do passeio você pode aproveitar para conhecer a loja da fábrica para comprar seus chocolates Nugali preferidos com ótimos preços.

3 – Se divertir na Vila Encantada
Foto: Reprodução | Transportal Viagens

O Parque de Experiências Vila Encantada é uma ótima opção de passeio com criança em Pomerode. Um parque dos Dinossauros para crianças de todas as idades. São 8 espécies diferentes de dinossauros em tamanho real, além de outras diversas atrações e brincadeiras, que conectam pais e filhos. Possui uma estrutura completa com lanchonete, banheiros e área de lazer, localizado no centro de Pomerode.

4 – Caminhar pelo Passeio Pomerano
Foto: Reprodução | Esse Mundo é Nosso

O Passeio Pomerano é uma galeria a céu aberto, com diversas opções de gastronomia, compras e lazer. Localizada junto a avenida principal, ao lado do Zoo Pomerode e de frente ao Museu Pomerano. Vale a pena conhecer esse espaço, visitar as lojinhas, restaurantes e cafés.

5 – Visitar o Museu Casa do Imigrante Carl Weege
Foto: Reprodução | Visite Pomerode

O Museu Casa do Imigrante Carl Weege está localizado na casa original da família Weege, construída em 1920, ela estava instalada do outro lado da rua e foi remontada no local atual. O museu conta com móveis antigos, fotografias, artigos pessoais e até uma grande árvore genealógica. Vale a pena visitar esse museu e conhecer um pouco mais sobre a história dos imigrantes alemães. A entrada é gratuita.

6 – Tirar fotos nos Portais Turísticos
Foto: Reprodução | Prefeitura Municipal de Pomerode

Pomerode possui dois portais. O Portal Wolfgang Weege (Portal Norte) foi inaugurado em 2000, em comemoração aos 41 anos de emancipação política de Pomerode e aos 25 anos das Malhas Malwee, o Pórtico do Imigrante Wolgang Weege hoje guarda a saída Norte da cidade, rumo a Jaraguá do Sul. A construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945. Está localizado na Rua Presidente Costa e Silva, Testo Rega (próximo à Malwee).

O Portal Turístico Sul, símbolo da cidade, foi construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode. Em suas instalações funcionam a base administrativa da Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas. Além de conhecer mais sobre o município, no Portal Sul é possível tirar fotos usando trajes típicos alemães e comprar artesanato local. Está localizado na Rua XV de Novembro, 818.

7 – Provar a deliciosa comida típica alemã
Foto: Reprodução | Felipe Barreto

Como Pomerode é conhecida como a cidade mais Alemã do Brasil, a gastronomia alemã não poderia ficar de fora. Não deixe de provar alguns pratos típicos em Pomerode como: joelho de porco e marreco recheado, cervejas e sobremesas alemãs. Os dois principais restaurantes de Pomerode são: Restaurante Típico Colonial Wunderwald e o Restaurante Siedlertal.

8 – Visitar a fábrica de queijos especiais Vermont
Foto: Reprodução | Raquel Superlinda

Pomerode Alimentos oferece um tour imperdível em sua fábrica de queijos especiais Vermont. Pelo lado de fora da instalação, através de janelas de vidro, é possível visualizar parte do processo de produção, assim como a maturação dos queijos de mofo branco. Durante o tour uma pessoa vai contando sobre todo processo de fabricação dos queijos e ao final do tour você participa de uma degustação com diversos queijos especiais e geleias deliciosas. Todos os produtos podem ser adquiridos na loja.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela CK Turistando. Foto de Portada Divulgação / El Cronista. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220707_104730096

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: