Guaratinguetá, nove passeios na cidade paulista

Guaratinguetá é uma cidadezinha no interior paulista, conhecida pela tradição religiosa e vida tranquila. O lugar possui diversas atrações ligadas à espiritualidade, como igrejas e catedrais, que atraem muitos peregrinos pelo país. Além disso, a cidade possui também atividades voltadas ao ecoturismo que são incríveis.

O que fazer em Guaratinguetá

Se você vai conhecer a cidade, prepare-se para visitar alguns centros culturais, igrejas com tradições seculares e também realizar atividades na natureza. Além disso, é possível fazer uma visita ao mercado popular, dar um pulo na Estação Ferroviária e se deliciar com um banho de cachoeira. Então, confira as principais atrações.

1. Igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá
Igreja
Foto: Reprodução | Meon

Essa igreja é um ponto turístico de Guaratinguetá visitado pelos mais religiosos. Esse monumento é um dos mais antigos da cidade, criado em 1651. O local passou por diversas reformas até chegar na versão atual, mas permaneceu com o seu estilo barroco. Aliás, dentro dela é possível ver elementos do rococó e imagens em madeira de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário.

2. Santuário Frei Galvão
Santuário Frei Galvão
Foto: Reprodução | Tripadvisor

Se você gosta de atrações religiosas, vai gostar de conhecer esse local. O santuário foi fundado em homenagem ao Frei Galvão, considerado o primeiro santo brasileiro. O local traz uma paz enorme aos visitantes, segundo os turistas que estiveram por lá. Aliás, no local ainda é possível tirar fotos na frente da estátua do santo e comprar lembrancinhas na loja.

3. Estação Ferroviária de Guaratinguetá
Estação Ferroviária de Guaratinguetá
Foto: Reprodução | Tripadvisor

A Estação Ferroviária de Guaratinguetá é um dos primeiros locais que o turista deve ir quando chegar à cidade. A sua arquitetura é linda e lembra o início da construção da cidade e a sua história. Além disso, o local é perfeito para tirar fotos, passear e levar a família, mas não possui opções de lugares para comer e beber. Ainda assim, há eventos nos finais de semana.

4. Casa de Frei Galvão
Casa de Frei Galvão
Foto: Reprodução | Tripadvisor

A Casa é um espaço cultural com obras de arte que remontam à vida de Frei Galvão. O museu está bem preservado e possui objetos, memórias e livros com histórias interessantes sobre o Frei. Além disso, há lojas para comprar lembrancinhas de viagem para seus familiares. O local fica bem perto da Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade.

5. Gruta Nossa Senhora de Lourdes
gruta
Foto: Reprodução | Tripadvisor

Outro local interessante para visitar é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O lugar é considerado sagrado e a sua água benta é utilizada para realizar milagres tanto espirituais quanto corporais. Aliás, os turistas consideram o espaço maravilhoso, uma vez que possui uma energia de muita paz.

6. Gomeral
Gomeral
Foto: Reprodução | Tripadvisor

Gomeral é um bairro rural que fica entre Campos do Jordão e Guaratinguetá. Ele é bastante conhecido pelas paisagens, natureza intocada e atividades voltadas ao ecoturismo. Aliás, é possível ter acesso às montanhas e cachoeiras da região e se deliciar com as paisagens. Então, se estiver em busca de sossego, certamente vai gostar de conhecer esse local.

7. Cachoeira do Onça
cachoeira-das-oncas-guaratingueta
Foto: Reprodução | Kafé Hotel

A Cachoeira da Onça é um refúgio para quem curte a natureza. Para chegar, é necessário passar pela estrada de Gomeral e seguir as placas que levam o visitante até Campos do Jordão. Em seguida, você fará uma trilha curta e fácil, que não exige muito condicionamento físico. A água é bastante gelada, mas vale a pena fazer esse passeio.

8. Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves
Museu
Foto: Reprodução | Expedições em Família

Esse ponto turístico de Guaratinguetá é uma ótima opção para visitar com a família. Ele já teve diversos nomes, como Museu Histórico Municipal, Museu Histórico e Pedagógico de Guaratinguetá e Museu de Guaratinguetá. O seu acervo possui objetos e peças de mobiliário da família de Rodrigues Alves, além de documentos, fotografias e uma variedade de livros da República Velha e período do Segundo Reinado.

9. Mercado Municipal de Guaratinguetá
Mercado Municipal
Foto: Reprodução | Expedições em Família

Você vai adorar as delícias do Mercado Municipal de Guaratinguetá. O local iniciou as atividades em 1889 e possui uma variedade de produtos artesanais, como cestas, farinhas, doces e queijos, além de outros produtos. A feira ainda recebe mercadorias de hortifrutigranjeiras da região e possui uma arquitetura em arcos. Vale salientar que a atração fica localizada no Centro da cidade e tem entrada gratuita.

Sem dúvidas, a cidade é marcada pela história do Frei Galvão e por esse motivo atrai muitos religiosos. Então, certamente esse será o destino ideal se você for uma pessoa ligada à história, cultura e espiritualidade.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Liz Santana/Viajali. Foto de Portada Divulgação / Wikipédia. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220721_112119064

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: