Dez destinos turísticos para conhecer no Paraná

Paraná é um dos estados que compõe a região Sul do Brasil, junto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul.U m estado maravilhoso, com opções de turismo para todos os estilos, desde sol e praia até o turismo ferroviário. Rico em belezas naturais, história e cultura, inclusive, conta com a maior diversidade étnica do Brasil. 

Quando ir

No Paraná você vai encontrar opções de turismo para todas as estações do ano, então decidir quando ir, depende muito da experiência que você quer ter.

No litoral o clima é de um verão bem quente, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Nas cidades mais elevadas as chuvas também são bem distribuídas, porém o verão é mais ameno, e o inverno costuma ser mais seco e gelado.

Uma dica importante é que o clima varia muito, então na hora de planejar sua viagem, considere sair preparado para encarar todas as estações. Curitiba por exemplo, tem a fama de concentrar as 4 estações do ano em apenas um dia.

Como chegar

No estado existem seis aeroportos, dos quais dois são internacionais. O principal é o Aeroporto Internacional Afonso Pena, que apesar de estar localizado na cidade vizinha, é considerado aeroporto de Curitiba.

Ele é inclusive, um dos aeroportos mais importantes do Brasil, servindo como conexão para diversos destinos da América do Sul. Voar para lá costuma ser uma excelente opção, até para quem quer conhecer Santa Catarina.

O que fazer no Paraná

Além de conhecer o belíssimo Parque Nacional do Iguaçu que já foi eleito uma das 7 maravilhas do mundo, o Paraná conta com outras belas cidades.

Engana-se quem pensa que são poucas as opções de turismo no estado. Nele, você encontrará muita beleza natural, cultura e história.

Confira uma lista com destinos imperdíveis no Paraná. Alguns são bem famosos, e outros mais desconhecidos. 

1. Curitiba
Curitiba
Foto: Reprodução | Editora Plena

É a capital paranaense e assim como toda cidade grande, Curitiba é cheia de opções de lazer, para todos os gostos e bolsos. A cena gastronômica da cidade é incrível, com diversos restaurantes e bares, que servem pratos nacionais e internacionais.

Apesar de grande, é muito bem organizada e por lá você vai encontrar muito verde, o que traz um charme a mais para a cidade. Ela até já foi eleita a capital ecológica do Brasil.

São realmente dezenas de parques espalhados pela cidade, que servem como refúgio para seus habitantes, que vivem na correria das cidades grandes.

2. Morretes
Morretes
Foto: Reprodução | Viator

Uma charmosa cidade que está entre a serra e o litoral. Esse é o passeio mais famoso e procurado no estado, e você deve incluir no seu roteiro.

O povoado de Morretes foi fundado em 1721 e até hoje preserva sua história, cultura e construções. Visita-la é fazer uma verdadeira viagem no tempo.

Atrai muitos turistas nos finais de semana, principalmente de Curitiba e região, que fogem dos grandes centros para descansar em meio a natureza, e almoçar com tranquilidade.

É muito gostoso passar algumas horas apreciando suas belezas, caminhando com calma pelas ruas da cidade e curtindo as feirinhas que acontecem por lá.

Um dos passeios mais famosos, considerado inclusive um dos 10 melhores do mundo nesse estilo, é o passeio de trem. O trajeto é entre Curitiba e Morretes, atravessando a Serra do Mar, e oferece uma vista fantástica.

Você vai passar por paisagens incríveis e encostas que chegam a dar medo. É realmente uma experiência imperdível e marcante.

Não deixe de experimentar o típico prato da cidade e até do estado: o Barreado, que tem origem açoriana. É cozido em panela de barro, e fazê-lo é um verdadeiro ritual, que pode levar em torno de 12 horas. Normalmente servido com arroz e banana da terra, é uma delícia que você não pode deixar de provar.

3. Antonina
Antonina
Foto: Reprodução | Viajali

É uma pequena e charmosa cidade histórica, na região litorânea do Paraná. Assim como Morretes, Antonina é rodeada pelas montanhas que compõem a Serra do Mar.

Seu centro histórico é repleto de construções coloniais, com grande valor cultural e histórico. Perfeito para uma caminhada tranquila e nostálgica.

Além de todo seu charme, a cidade tem chamado atenção devido a suas atrações naturais. Você vai encontrar trilhas, cachoeiras e pode até praticar rafting no Rio Cachoeira.

É lá também que esta o Pico Paraná, a montanha mais alta da região sul do Brasil, e que atrai o pessoal que gosta de longas caminhadas e montanhismo.

A estrada da Graciosa, que liga Curitiba a Antonina, por si só já e um encanto. Ela atravessa a mata atlântica preservada, em um trecho muito bonito e sinuoso, com vários mirantes para apreciar a bela paisagem.

Antonina deixa muito claro que é uma terra cheia de história e lazer!

4. Foz do Iguaçu
Cataratas
Foto: Reprodução | Panrotas

Um dos destinos mais famosos do Brasil e até do mundo, e não é à toa, considerando o espetáculo e a riqueza natural que existe por lá.

O Parque Nacional do Iguaçu é o atrativo principal da cidade, e já foi eleito umas das 7 maravilhas naturais do Mundo. É impossível não se impressionar com a grandiosidade das Catarata do Iguaçu.

Mas além de toda a beleza do parque, Foz do Iguaçu conta com outros atrativos turísticos, para todas as idades.

Algumas delas são, o Parque das Aves, a Usina Binacional Itaipu e o Marco das Três Fronteiras. Lugares verdadeiramente imperdíveis, que com certeza vão te encantar.

E não para por aí, ainda existem outros lugares que você pode conhecer. São tantas opções, que você preenche fácil um roteiro de quatro ou cinco dias na cidade.

Foz do Iguaçu é um lugar mágico, que faz você se sentir vivo e cheio de energia. Parece até um grande parque de diversões, onde todos voltam a ser criança.

5. Ilha do Mel
Ilha do Mel
Foto: Reprodução | Revista Viaje Mais

Um destino perfeito para os casais apaixonados, que querem um lugar paradisíaco e calmo, para relaxar e se curtir. Mas isso não significa que os solteiros não são bem-vindos, pelo contrário. Ilha do Mel é um lugar para todos os públicos, basta gostar de natureza.

Considerada uma das melhores praias do Paraná, a ilha é um dos destinos turísticos mais importantes para o estado, atraindo milhares de turistas todos os anos, especialmente no verão.

A entrada de veículos automotores é proibida, e o único jeito de explorar a ilha é a pé mesmo, através das trilhas que existem por lá. Tudo isso traz um charme ainda maior à ilha, que te coloca em contato direto com a natureza.

A Ilha do Mel tem uma vibe inigualável, e esse clima mais roots que ela tem, faz com que você se desconecte da tecnologia, esquecendo o celular por alguns dias. Nada melhor para descansar verdadeiramente.

6. Ponta Grossa
Parque Estadual Vila Velha
Foto: Reprodução | Prefeitura de Ponta Grossa

Mais uma cidade para os apaixonados por natureza, especialmente cachoeiras. Localizada a pouco mais de 100km da capital, tem acesso fácil e abriga um dos maiores cartões postais do Paraná.

O Parque Estadual de Vila Velha, que além de cartão postal, tem grande importância histórica e cultural para o Brasil. Ele reúne formações de arenito com mais de 300 milhões de anos, e é o único lugar do país com tais formações.

A cidade é especialmente boa para quem curte cachoeiras. Existem várias na região, sendo o Buraco do Padre a principal delas.

Um lugar de beleza única, que consistem em uma caverna, com uma abertura superior, de onde cai majestosamente uma linda cachoeira. É simplesmente impressionante!

7. Witmarsum
Museu-de-Witmarsum
Foto: Reprodução | MCities Curitiba

Uma charmosa e pequena colônia que fica a 60km de Curitiba, de forte cultura alemã e holandesa. Destino muito procurado nos finais de semana, principalmente por curitibanos, que querem fugir do agito da capital.

A colônia conta com 1500 habitantes, que preservam toda cultura europeia, desde a religião até o idioma, que inclusive você vai ouvir o tempo todo entre eles.

Witmarsum é uma área rural onde os próprios moradores investiram em restaurantes alemães, confeitarias, cervejarias, pousadas, museus históricos e igrejas. 

Um passeio calmo, charmoso e para toda a família. Perfeito para quem quer ter contato com culturas diferentes e bastante tradicionais.

8. Prudentópolis
Prudentópolis
Foto: Reprodução | Viaje Paraná

Uma pequena cidade no interior do Paraná que possui mais de cem cachoeiras, algumas delas com mais de cem metros de altura. 

Conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, a cidade atrai os amantes por belezas naturais. E se você é um desses, tenho certeza que vai se apaixonar.

Uma das cachoeiras mais famosas, é a Salto São Francisco, que é uma das cachoeiras com maior queda d’agua do sul do Brasil. Conta com 196 metros de altura, equivalente a um prédio de 60 andares, e fica dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança.

Além das enormes e volumosas cachoeiras, a cidade também encanta por ser um pedacinho da Ucrânia no Brasil. A cultura do país está estampada em sua arquitetura, percebida na construção dos museus históricos e das igrejas.

Além, é claro, de toda gastronomia típica que você pode provar. Pratos como o Borsh, uma sopa de beterraba, e Holoptis, um charuto de repolho com carne. Duas receitas que representam a gastronomia ucraniana.

Com tradições que encantam tanto quanto as belezas naturais, Prudentópolis vai te surpreender e te convidar para grandes aventuras.

9. Maringá
Maringá
Foto: Reprodução | Pinterest

Localizada na região norte do Paraná e com população estimada em 417 mil habitantes, Maringá é a terceira maior cidade do estado.

Fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, foi traçada obedecendo um plano urbanístico, revelando preocupação com as áreas verdes e vegetação nativa.

A cidade não é tão falada quando se trata de turismo, porém é rica em área verde e com ótimos lugares para curti-la. Os parques, bosques, praças, ruas e ciclovias mostram que Maringá é feita para o cidadão, e esse detalhe faz toda a diferença.

Conta também com outros atrativos, como o Mercado Municipal, Mural Artístico e Museus históricos. Lugares que com certeza enriquecem a experiência na cidade.

Mas se você quiser se impressionar com uma obra de arte da arquitetura, visite a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Gloria. Uma construção majestosa, que surpreende com sua arquitetura totalmente moderna, e representa Maringá nos cartões postais da cidade.

10. Cânion Guartelá – Tibagi
Canyon Guartelá
Foto: Reprodução | Hotel Fazenda Itáytyba

Localizado na cidade de Tibagi, nos planaltos dos campos gerais, esse é o 6º Cânion mais longo do mundo, e claro que merece estar no seu roteiro pelo Paraná.

Sua profundidade chega a apenas 450 metros, mas sua extensão chega a impressionantes 30Km. Não é um Cânion com penhascos enormes, mas oferece uma bela paisagem natural.

O Parque Estadual de Guartelá é que abriga parte do Cânion. A reserva possui um rico ecossistema e preserva várias atrações naturais, como cachoeiras, inscrições rupestres e formações rochosas.

Além de possuir uma estrutura completa, com banheiros, estacionamento e lanchonete, há também trilhas, que cortam o parque, são bem sinalizadas e oferecem belas vistas para o Cânion.

As magníficas paisagens e a história de sua formação, fazem desse um destino perfeito para os apaixonados por natureza.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Andrea do Rosario / Tire a Bunda do Sofá. Foto de Portada Divulgação / Gabriel Ramos/Unsplash. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220726_175428135

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: