As doze melhores praias de Aracaju

A capital do Sergipe, Aracaju, é muito famosa entre aqueles que gostam de verão, sombra e água fresca pois ela abriga muitas praias lindas e paradisíacas, onde você pode curtir com a família e amigos. A capital sergipana possui praias, algumas contam com lagoas naturais e atrações como o passeio de buggy pelas dunas.

Melhores praias de Aracaju

O que não falta na capital sergipana é opções de praias para conhecer. Dentre elas, há as que são mais populares e movimentadas e as que são mais calmas. Assim, há diversão para todos os gostos.

1. Praia de Atalaia
Praia de Atalaia
Foto: Reprodução | Exoedução Pará

Com aproximadamente 6km de extensão, a Praia de Atalaia é uma das mais procuradas pelos turistas. Os fatores que contribuem para essa popularidade são o fato de ela ter uma boa infraestrutura, com bares e restaurantes por perto, e pelo fato de sua água ser limpa, calma e ter temperatura agradável.

Assim, apesar de ser uma praia urbana, ela é própria para o banho e perto da Passarela do Caranguejo, que possui atrações como o Oceanário, uma ótima opção de passeio, principalmente para as crianças, e o Centro de Cultura e Arte, que tem desde comidas típicas até artesanato local.

2. Praia de Aruana
Aruana
Foto: Reprodução | Sergipe Turismo

Localizada a cerca de 5km de distância da Orla de Atalaia, essa praia é considerada uma das mais bonitas de Sergipe. A região possui areia branca e compacta, ideal para jogar vôlei ou fazer caminhadas, além disso, o mar possui temperatura agradável, águas cristalinas e, dependendo do clima, ondas de pequeno ou médio porte.

A região costuma ser mais movimentada durante a alta temporada e, por ser uma área propícia para a prática de esportes aquáticos, como o surf e windsurf, ela é muito procurada por jovens. O lugar também tem uma boa infraestrutura, com estacionamento e alguns restaurantes e quiosques na orla.

3. Praia do Refúgio
praia-do-refugio
Foto: Reprodução | Guia de Destinos

Por não ser tão conhecida pelos turistas que visitam a capital, a Praia do Refúgio costuma ser menos movimentada que as outras, assim é uma opção para quem gosta de lugares mais sossegados. Contudo, possui uma boa infraestrutura, com quiosques e alguns beach clubs por perto.

Além disso, possui uma extensão de areia batida que é boa para quem quer praticar esportes como futebol ou vôlei. O mar tem águas claras, de temperatura agradável; porém pode ser um pouco agitado dependendo do clima. Por isso, a região também é frequentada pelos praticantes de kitesurf. Quando visitar a praia, tome cuidado com a presença de águas-vivas pois elas são atraídas pela alta temperatura do mar.

4. Praia dos Náufragos
praia-dos-naufragos
Foto: Reprodução | Tripadvisor

Está a cerca de 8km da Orla de Atalaia e é bastante frequentada pelos turistas. Possui areia um pouco escura, mar agitado, ideal para quem gosta de praticar surf, e com águas limpas, boas para banho. Além disso, a região também tem quiosques e restaurantes por perto, onde você consegue experimentar mais da culinária local.

Uma curiosidade da região é que ela recebeu esse nome devido a uma lenda que conta sobre um suposto naufrágio que ocorreu em 1907.

5. Praia do Mosqueiro
Orla Pôr do Sol .Praia Mosqueiro
Foto: Reprodução | Foursquare

Localizada no extremo sul da capital, perto de um povoado com o mesmo nome, a Praia do Mosqueiro é famosa entre os turistas por ser um local de águas limpas, mornas e calmas, ideal para ir com a família. Além disso, a praia tem uma grande extensão e uma larga faixa de areia, onde é possível ver alguns caranguejos pequenos.

O lugar não é muito movimentado, possui ótimos restaurantes e bares na orla e não muito longe dessa região fica a Orla do Pôr do Sol, conhecida por ser o local com a melhor vista do pôr do sol de Aracaju.

6. Praia do Saco
Praia_do_Saco
Foto: Reprodução | Existe un Lugar no Mundo

Muito famosa entre os turistas, no município de Estância, está a Praia do Saco, que tem cerca de 5km de extensão e é considerada uma das mais belas de todo o estado de Sergipe, sendo sua paisagem composta por muitos coqueiros, dunas e manguezais. O local também tem uma importância histórica pelo fato de ser conhecido como o primeiro lugar onde os jesuítas desembarcaram.

O local tem águas cristalinas, mar tranquilo e areia fina e branca. Além disso, a região ainda possui muitos restaurantes para atender os clientes e passeios incríveis, como o de buggy, e te leva para conhecer as dunas incríveis do lugar.

7. Crôa do Goré
Crôa do Goré
Foto: Reprodução | Temporada Livre

Localizada no rio Vaza Barris, a Crôa do Goré, um dos pontos turísticos mais famosos de Aracaju, é um banco de areia que se forma quando a maré do rio fica baixa, assim formando uma espécie de “ilha”. Nos bancos de areia, que ficam expostos durante 6h por dia, ainda há muitas tendas de palha, onde os visitantes podem se sentar e curtir a água quente.

Através da Orla do Pôr do Sol, no povoado de Mosqueiro, você consegue pegar Catamarãs. O percurso até a Crôa do Goré dura aproximadamente 20 minutos e durante esse tempo você consegue apreciar a paisagem composta de manguezais e restingas.

8. Ilha de Santa Luzia
Ilha de Santa
Foto: Reprodução | Sergipe Turismo

A Ilha de Santa Luzia, atualmente conhecida como Barra dos Coqueiros, é um refúgio muito popular entre os surfistas e os pescadores. Para acessar o lugar, basta pegar um barquinho rústico, também chamado de tototó, ou seguir pela Ponte Construtor João Alves, que fica perto do Centro Histórico de Aracaju.

O lugar é famoso por possuir uma paisagem muito bonita, contando com a presença de muitos coqueiros, bares e restaurantes. As águas dessa região costumam ser sempre agitadas, contudo é uma das melhores regiões para se apreciar o pôr do sol.

9. Caueira
praia-de-caueira
Foto: Reprodução | TripAdvisor

Considerada um recanto, a Praia da Caueira é um local muito visitado, seja por turistas ou pelos próprios sergipanos. Assim, ela costuma ser sempre movimentada, principalmente durante os finais de semana, feriados e alta temporada.

O mar geralmente é agitado, com ondas fortes. Ela é cercada por vegetação rasteira e uma faixa de areia longa, que chega a formar algumas dunas, o que torna propício o passeio de buggy, uma atração que chama atenção dos turistas. O lugar também apresenta uma região urbanizada onde pode-se encontrar muitos estabelecimentos em que se pode degustar a culinária local.

10. Abaís
Abaís
Foto: Reprodução | Foursquare

Na parte sul de Sergipe, está localizada a Praia do Abaís, que se caracteriza por seu mar com águas azuladas, mornas e ondas médias. Ela tem cerca de 20km de extensão e até a década de 80, foi uma região majoritariamente habitada por pescadores, assim ainda possui muita vegetação preservada ao seu redor.

Contudo, quando o acesso foi facilitado, ela se destacou ao se tornar uma área de veraneio muito famosa. Para se chegar lá, um dos caminhos mais fáceis é passando pela ponte Joel Silva, localizada em Mosqueiro, atravessando o rio Vaza Barris, e percorrendo cerca de 30km de carro.

11. Pirambu
Pirambu
Foto: Reprodução | Click Sergipe

A Praia de Pirambu está localizada no município de igual nome e fica a aproximadamente 80km de distância da Orla de Atalaia. O destino é muito famoso entre os sergipanos e atrai atenção por ser uma região de vegetação exuberante, composta de manguezais, e possuindo uma praia que em alguns pontos fica deserta.

Além disso, o lugar também conta com um mar de água límpida e azulada, com ondas fortes, e também possui algumas dunas e lagoas naturais para os turistas conhecerem. A região também é conhecida por ser o ponto onde ocorre a desova das tartarugas-marinhas, sendo assim uma das bases do Projeto Tamar.

12. Praia dos Artistas
Farol-e-Praia-dos-Artistas
Foto: Reprodução | Bolsa de Viagem

A Praia dos Artistas costuma ser uma das mais urbanizadas e movimentadas, principalmente durante a alta temporada. A região caracteriza-se pelas águas cristalinas, grande faixa de areia e clima de temperatura agradável. A paisagem e os restaurantes pela orla da praia também são fatores que chamam a atenção dos visitantes.

Além disso, devido ao mar agitado, muitos jovens que praticam surf ou outros esportes costumam frequentar o local. Contudo, a Praia dos Artistas também é conhecida por ser uma das mais perigosas do Sergipe pelo fato de sua corrente forte, que pode arrastar os banhistas, e pelo fato de no solo do mar haver buracos causados pela erosão. Portanto, tome cuidado se for visitá-la.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Isabella de Lima/. Portal Vida Livre. Foto de Portada Divulgação / 3Em3. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220801_112221289

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: