Costa do Sauípe, descubra as melhores atrações e praias

No coração da Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, fica um verdadeiro tesouro turístico que reserva aos visitantes cenários paradisíacos e excelentes hotéis, recomendados para todos os estilos de viajante.

As praias privativas, de águas verdes, transparentes e mornas, oferecem aos viajantes uma grande lista de atrações turísticas, com trilhas ecológicas, lagoas para a prática de esportes aquáticos e excelentes opções gastronômicas.

Para aproveitar ao máximo possível a sua estadia na região, vale a pena caprichar no planejamento de viagem.

Onde fica a Costa do Sauípe

A Costa do Sauípe, onde ficam alguns dos maiores hotéis do Nordeste brasileiro, não é uma cidade, e sim um distrito que pertence à cidade de Mata de São João, na Costa dos Coqueiros.

A distância de Costa do Sauípe para Salvador, capital da Bahia, é de apenas 120 km, trajeto que pode ser feito em menos de 2 horas pela rodovia BA-099.

Quando ir

Como não ocorre uma grande variação climática entre as estações do ano, o movimento turístico é intenso durante os 12 meses e não existe uma “baixa temporada”.

As temperaturas ficam elevadas durante o ano inteiro, variando entre 20ºC e 30ºC, e as águas do mar estão sempre entre 26ºC e 29ºC. Ou seja, o dia está sempre bom para praia!

Se você quer evitar qualquer chance de ter seus passeios interrompidos por chuvas, pode ser uma boa ideia não viajar entre os meses de abril e junho, quando ocorrem chuvas rápidas pela região a qualquer hora do dia.

Os viajantes que querem avistar as baleias-jubarte que se reproduzem na região devem viajar entre julho e novembro.

Caso você queira testemunhar o processo de desova e nascimento de tartarugas marinhas, o melhor período para viajar é de setembro a março.

Como funciona Costa do Sauípe

Decidir onde se hospedar na Costa do Sauípe não é tão difícil quanto parece.

O centrinho da região é a Vila Nova da Praia, um pequeno polo gastronômico com restaurantes e bares que oferecem atrações de entretenimento noturno e toda a riqueza da cozinha baiana.

No entanto, você não precisa necessariamente ficar em Vila Nova da Praia para aproveitar o que a Costa do Sauípe tem de melhor: sua hotelaria.

O complexo de turismo ocupa uma área de mais de 176 hectares, por onde estão espalhados vários resorts praticamente autossuficientes, que têm seus próprios bares, restaurantes, serviços e estrutura de lazer.

Ou seja, em vez de se deslocar para o centrinho para fazer suas refeições, você pode simplesmente passar todos os dias no resort em que está se hospedando, sem necessidade de sair para nada.

Como a maioria dos resorts da região funcionam com sistema all inclusive de alimentação (todas as refeições e bebidas inclusas nas diárias), você não corre o risco de ter surpresas desagradáveis na hora do check-out.

Uma das maiores vantagens da região onde fica a Costa do Sauípe é a localização: apenas 84 km separam o aeroporto de Salvador do maior complexo de resorts do Brasil.

O que fazer na Costa do Sauípe

Um dos principais destinos turísticos do Nordeste, a Costa do Sauípe reúne atrações para a família inteira, como trilhas, esportes aquáticos, praias belíssimas e bons restaurantes.

Confira o que fazer na região:

Vila Nova da Praia
vila-nova-praia-costa-sauipe
Foto: Reprodução | Zarpo Magazine

O centrinho do complexo de resorts é Vila Nova da Praia, uma grande praça de alimentação a céu aberto que abriga bons restaurantes e barzinhos animados.

Entre os destaques está o Benditos Frutos, um restaurante especializado em frutos do mar com decoração temática. O Baêa, por sua vez, serve especialidades da culinária baiana.

Quem gosta de ambientes requintados pode curtir a alta gastronomia do La Villa, enquanto o Gastropub é o preferido do público jovem.

Quermesse da Vila
Quermesse da Vila
Foto: Reprodução | Curta Mais

A Quermesse da Vila é uma espécie de feirinha permanente que abriga diversas barraquinhas, além de food trucks e até food bikes que servem pratos típicos da Bahia.

Um dos pontos mais animados do complexo de resorts, a quermesse ainda abriga um pequeno parque de diversões, onde está instalada uma roda-gigante que oferece vista da costa.

Também é na Quermesse da Vila que ocorrem as principais apresentações culturais e artísticas da Costa do Sauípe, Bahia, ou seja, é um lugar que definitivamente merece estar em seu roteiro pela região!

Sauípe Náutica
Sauípe Náutica
Foto: Reprodução | Perdido por Aí

Quem gosta de circuitos de aventura não pode deixar de conhecer a Sauípe Náutica, um complexo cheio de atrações radicais para todas as idades.

Os visitantes podem se divertir em tirolesa, caiaque, canoagem, stand-up paddle e diversos outros esportes radicais, garantindo uma dose de adrenalina a sua viagem.

Mas fique atento! Os pacotes para a Sauípe Náutica devem ser comprados com antecedência pela central de atendimento do complexo de resorts.

Sauípe Kids
Sauípe Kids
Foto: Reprodução | Elite Resorts

A Costa do Sauípe é um destino amigável para toda a família, incluindo crianças de todas as faixas etárias.

Sob supervisão de uma equipe qualificada de monitores, a garotada pode se divertir com brinquedos, jogos, atividades em grupo e piscinas exclusivas para crianças, com toda a segurança que a sua família merece.

O espaço foi criado para oferecer uma experiência completa para as crianças e abriga até restaurantes que servem pratos adorados por elas!

Orla da Costa
Orla
Foto: Reprodução | Mercado&Eventos

Se você está visitando um verdadeiro paraíso tropical, nada melhor que curtir todas as belezas da orla da Costa do Sauípe, onde ficam dunas, coqueirais, areia branca e mar verde e cristalino.

Por essas e outras, uma das melhores atrações da região é justamente seu litoral, que tem 6 km de extensão e abriga três praias: Tranquila, Selvagem e da Oca.

Vale a pena passar o dia curtindo o mar e praticando atividades ao ar livre ou simplesmente relaxando na região, com um cenário simplesmente paradisíaco como plano de fundo.

Praia da Oca

Entre todas as praias na Costa do Sauípe, a Praia da Oca é a preferida entre os surfistas, com ondas perfeitas e mar cristalino, mas também agrada quem não surfa.

Vários monitores ficam espalhados pela faixa de areia e oferecem dezenas de atividades de lazer, como futevôlei, frescobol, slackline, tênis de praia, futebol e atrações infantis.

Para completar, às quintas-feiras a Praia da Oca ainda sedia a Festa da Praia, com apresentações musicais ao vivo e DJ para animar os banhistas.

Praia Tranquila
Praia Tranquila
Foto: Reprodução | TripAdvisor

Se você não quer saber de bagunça e deseja simplesmente relaxar em frente ao mar, a Praia Tranquila é a melhor opção em seu roteiro pela Costa do Sauípe.

O mar na região é bastante calmo e praticamente sem ondas, recomendado para crianças e idosos, bem como praticantes de esportes aquáticos, como stand-up paddle, caiaque e canoa canadense.

Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais de águas transparentes e mornas que fazem a alegria de toda a família.

Praia Selvagem
Praia-Selvagem
Foto: Reprodução | Across the Universe

A praia Selvagem é a maior aproximação com a natureza que você encontrará no Costa do Sauípe. Ela é perfeita para a contemplação da natureza, caminhadas por trilhas e relaxamento em meio ao verde que há em sua proximidade.

A praia também é o destino favorito dos surfistas, já que nela encontram as melhores ondas para a prática do esporte.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Passagens Promo. Foto de Portada Divulgação / Curta Mais. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220812_095205944

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: