Camaçari, a cidade dos paraísos na Bahia

De point da Tropicália a um dos principais centros econômicos da Bahia, Camaçari é detentora de paraísos bastante cobiçados pelos turistas. Integrante da Costa dos Coqueiros, a cidade está distante cerca de 50 quilômetros de Salvador e é envolta por 42 quilômetros de belas praias margeadas por coqueirais.

Barra_do_Jacuipe
Foto: Reprodução | Correo 24 Horas

Busca Vida, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim são aos lugares que representam todo o potencial paradisíaco de Camaçari. Para completar, o distrito de Abrantes, que apesar de não ter como forte as praias, é o berço histórico deste município e esconde uma infinidade de tesouros culturais.

Igreja Abrantes
Foto: Reprodução | Jornal

Abrantes é o sitio histórico onde começa a criação do município de Camaçari. A historia de Camaçari tem início após a construção de cidade de Salvador, no ano de 1558, quando os jesuítas fundaram a aldeia do Divino Espírito Santo, construindo a primeira igreja ainda de barro e palha. Com o objetivo de catequizar e educar os índios tupinambás foi instalada a companhia de Jesus, constituindo-se num dos trabalhos pioneiros no Brasil. A localidade é de origem jesuítica, e possui uma das mais antigas igrejas da Bahia. Construída no século XVI, a Igreja do Divino Espírito Santo, apresenta-se como um monumento de grande valor arquitetônico, histórico e religioso. Além disso, Abrantes abriga um dos maiores complexos de dunas da Costa dos Coqueiros, perfeitas para fazer caminhadas em suas trilhas.

Dunas em Abrantes
Foto: Reprodução | Portal Abrantes

O destino conta também com grande patrimônio natural, encantando a todos com seus roteiros de natureza preservada. E, além disso, possui diversas unidades de conservação ambiental espalhadas em seu território como: a Unidade de Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Joanes I, Unidade de Conservação Rio Capivara, Cinturão Verde de Proteção do Complexo Petroquímico de Camaçari, Parque das Dunas de Abrantes, Unidade de Conservação Lagoas de Guarajuba e Parque Garcia D´Ávila.

Aldeia Hippie
Foto: Reprodução | Bahia Ligada

O grande destaque local fica por conta da singela vila de Arembepe, famosa pelas praias de águas mornas e tranquilas e que resguarda, ainda hoje, a mais famosa aldeia hippie brasileira. O lugar começou a fazer sucesso no fim dos anos 60, depois de se instalar uma aldeia hippie perto da praia, que ainda é uma das principais atrações do lugar, como a praia, de belíssimo visual. Na maré baixa formam-se piscinas naturais na orla, quentinhas e cheias de peixinhos, um verdadeiro paraíso. A praia também é um dos pontos do Brasil onde está instalado o Projeto Tamar, por conta do grande número de desova de tartarugas. Tranquilidade, simplicidade e contato com a natureza são algumas das marcas registradas dessa região.

gal_6043
Foto: Reprodução | Viajes y Noticias

Já a praia de Guarajuba está localizada no km 43 da Estrada do Coco e possui um dos melhores potenciais turísticos do litoral de Camaçari. Isso acontece graças a sua notável infraestrutura.

Vila Galé Marés
Foto: Reprodução | De Boa Turismo

O local é totalmente urbanizado, possuindo condomínios, ruas arborizadas, boa sinalização, calçadão com ciclovia em toda extensão de sua orla, barracas de praia, bons restaurantes, sorveterias, shopping, casas noturnas, lanchonetes, delicatessens, lojas de conveniência, pousadas, hotéis, policiamento constante, fazendo da praia o “point” da região.

Completam o roteiro de praias da cidade: Praia de Busca Vida, de Interlagos, Praia do Japonês, Barra de Jacuípe e Itacimirim.

Barra do Pojuca
Foto: Reprodução | Pinterest

Outra atração que merece uma visita é a Cachoeira do Rio Pojuca. Por entre a vegetação de transição entre a restinga e a Mata Atlântica, dentro da Reserva Florestal da Sapiranga, as corredeiras do Rio Pojuca garantem um banho inesquecível em meio a uma das maiores biodiversidades do planeta; um verdadeiro paraíso ecológico. O visitante pode optar por algo mais radical, como o “bóia-cross” nas corredeiras, ou simplesmente desfrutar de uma hidromassagem natural.

Como chegar

Partindo de Salvador pela BA-099 (Linha Verde) são 41 km, após o município de Lauro de Freitas, segue até o entroncamento que dará acesso a Camaçari. Outra opção é pela BR-324 seguir até Simões Filho, daí serão mais 14 km até Camaçari.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Qual Viagem. Foto de Portada Divulgação / De Boa Turismo. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220824_104227530

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: